terça-feira, maio 31, 2005
O Jornal de Negócios de hoje publica um Artigo de Reginaldo Rodrigues de Almeida, Professor da Universidade Autónoma de Lisboa - Luís de Camões, o qual inicia-se com a seguinte afirmação: "Na era da Democracia Electrónica, a prova testemunhal deverá, tanto quanto possível, ser simplificada, reduzida, obrigando os representantes legais ao registo formal de todos os aspectos que esta ou aquela pessoa podem carrear para um processo."
Este texto pode ser lido na íntegra, aqui.
segunda-feira, maio 30, 2005
"Linux poderá ser exemplo para outras áreas da vida social"
No jornal Público, suplemento Computadores, de hoje, consta uma peça na qual se sustenta que um "Estudo britânico demonstra potencial de inteligência colectiva proporcionado pelos projectos de cooperação como os do 'software' de código-fonte aberto".
Dado o respectivo interesse pedagógico, transcrevemos o texto no + Direito da Informática.
Dado o respectivo interesse pedagógico, transcrevemos o texto no + Direito da Informática.
quarta-feira, maio 25, 2005
"PJ detém 13 suspeitos de 'pirataria informática'"
De acordo com uma notícia publicada no jornal Público Última Hora, "A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de 13 suspeitos de pertencer a um grupo internacional de 'piratas informáticos', que acediam ilegalmente a sistemas informáticos de terceiros para copiar filmes e programas protegidos por lei." A mesma pode ser lida na íntegra, aqui.
terça-feira, maio 24, 2005
"Millenium BCP alvo de novo ataque informático"
De acordo com o Diário de Notícias de hoje, "Os clientes de Internet do Millennium BCP estão a ser alvo nos últimos dias de ataques informáticos através de email (phishing). O ataque está a ser efectuado através do envio de emails maliciosos para vários utilizadores, em nome do Millenium BCP. No documento é dito que o banco está a actualizar as listas de email dos clientes, solicitando por isso o envio de dados pessoais da conta de Internet banking.
Uma prática típica de phishing, que consiste na clonagem da página de acesso ao Internet banking de um banco, na qual se pede ao cliente que inscreva os seus códigos de acesso, no âmbito de um alegado teste à segurança do site. Esta falsa página é depois enviada ao cliente, por correio electrónico, pedindo-lhe que preencha os campos em aberto, com os seus códigos pessoais. Nestas situações, os especialistas recomendam que os utilizadores pura e simplesmente ignorem e apaguem a mensagem, não abrindo o email em circunstância alguma.
Recorde-se que, nos últimos meses, têm sido ensaiados vários ataques deste tipo contra instituições financeiras portuguesas, nomeadamente a Caixa Geral de Depósitos."
sexta-feira, maio 20, 2005
Autoridades de Controlo e aos Fluxos Transfronteiriços de Dados na Europa
O Conselho de Ministros de ontem aprovou para ratificação o Protocolo Adicional à Convenção para a Protecção das Pessoas relativamente ao Tratamento Automatizado de Dados de Carácter Pessoal, respeitante às Autoridades de Controlo e aos Fluxos Transfronteiriços de Dados, do Conselho da Europa, aberto à assinatura em Estrasburgo, em 8 de Novembro de 2001.
Nos termos do respectivo Comunicado, "Este protocolo vem aperfeiçoar o regime previsto na presente Convenção e reforça a protecção de dados de carácter pessoal e do direito ao respeito pela vida privada mediante a inclusão de dois novos aspectos, não tratados no texto da Convenção de 1981: a criação de Autoridades de Controlo e a previsão de fluxos transfronteiriços de dados de carácter pessoal para destinatários não sujeitos à jurisdição de uma Parte na Convenção, somente nos casos em que o destinatário assegure um nível de protecção adequado para a transferência pretendida.".
quarta-feira, maio 18, 2005
Seminário sobre "Direito da Propriedade Intelectual, Tecnologias e Inovação"
Por iniciativa do Gabinete de Estudos da Ordem dos Advogados, realiza-se no próximo dia 24 de Maio um seminário sobre "Direito da Propriedade Intelectual, Tecnologias e Inovação".
Do Programa constam conferências por parte de:
- Manuel Oehen Mendes (Advogado) – A Problemática Actual da Propriedade Intelectual;
- Henrique Carreiro (Engenheiro, Microsoft Portugal) – Medidas Tecnológicas de Protecção e Gestão Electrónica de Direitos;
- Augusto Mateus (Economista e Professor Universitário) – Análise Económica do Direito de Propriedade Intelectual;
- Luís Amado (Director Executivo da Associação Portuguesa de Bioindústrias) – Biotecnologia, um sector de negócio suportado na PI;
Porém e infelizmente, este Seminário destina-se apenas Advogados e Advogados Estagiários, em fase complementar do estágio.
O evento terá lugar no Salão Nobre do Conselho Geral da Ordem dos Advogados – Largo de S. Domingos, 14, em Lisboa.
A Entrada é Livre, estando só dependente de marcação prévia, para o e-mail: gabinete.estudos@cg.oa.pt, ou para o tel. n.º 218 823 550. A inscrição de Advogados Estagiários será feita, exclusivamente, através do CFO.
segunda-feira, maio 09, 2005
Internet: o primeiro domínio ".eu"
A Europa tem finalmente o seu primeiro nome de domínio: é "eurid.eu", o qual foi activado no passado Sábado pelo consórcio EURid, ao qual a União Europeia atribuiu a respectiva gestão na sequência de um concurso de prestação onerosa de serviços.
O Secretariado Regional do Sul fica em Pisa, na Itália, sob a responsabilidade do IIT - Istituto di Informatica e Telematica do CNR - Consiglio Nazionale delle Ricerche, e terá um Registo de apoio em Portugal para a Língua Portuguesa.
Para mais informações, vide a Página do EURid.
Ainda a este propósito, cabe acrescentar que já o Regulamento (CE) n.º 733/2002, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de Abril de 2002, procurava criar as condições necessárias à implementação do domínio de topo .eu.
O Secretariado Regional do Sul fica em Pisa, na Itália, sob a responsabilidade do IIT - Istituto di Informatica e Telematica do CNR - Consiglio Nazionale delle Ricerche, e terá um Registo de apoio em Portugal para a Língua Portuguesa.
Para mais informações, vide a Página do EURid.
Ainda a este propósito, cabe acrescentar que já o Regulamento (CE) n.º 733/2002, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de Abril de 2002, procurava criar as condições necessárias à implementação do domínio de topo .eu.
sábado, maio 07, 2005
Colóquio sobre "Internet & Direito"
No âmbito das 3.ªs Jornadas Técnico-Pedagógicas da ESTIG/Instituto Politécnico de Beja, as quais têm por tema geral Internet-Investigação e Fraude realiza-se na próxima Quinta-feira, um Colóquio tendo por tema Internet & Direito. A ser moderado por Casimiro Heitor (Presidente da Delegação de Beja da Ordem dos Advogados), no mesmo serão apresentadas as seguintes comunicações:
O Colóquio terá lugar no Auditório do Instituto Politécnico de Beja (Auditório dos Serviços Comuns) com Entrada Gratuita(Não é necessário inscrição prévia).
- 14:55 "Criminalidade Informática" por Pedro Verdelho (Procurador-Adjunto do DIAP - Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa. Desde 1994 presta funções na secção especializada na investigação de crimes informáticos. Foi o representante de Portugal no Comité de Peritos do Conselho da Europa que elaborou a Convenção sobre o Cibercrime, de 2001. É Co-autor, com Manuel Lopes Rocha e Rogério Bravo, da obra Leis do Cibercrime, Vol. I, Vila Nova de Famalicão, Centro Atlântico, 2003);
- 15:20 "Responsabilidade Civil" por Hugo Lança Silva (Assistente, Área Científica de Direito, da ESTIG/Instituto Politécnico de Beja e Membro honorário do IBDE - Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico, acaba de divulgar no Verbo Jurídico um estudo sobre O Direito no mundo dos blogues);
- 15:45 "Informática Jurídica" por Francisco Bruto da Costa (Juiz Desembargador o Tribunal de Relação de Lisboa, provavelmente o Magistrado português mais empenhado nas NTIC.s. Em 1996 criou e colocou na Internet o "site" do Supremo Tribunal de Justiça, aos quais se seguiram os da Associação Sindical dos Juízes Portuguesess, do Tribunal da Relação de Évora e do Tribunal da Relação de Lisboa. Também em 1996 criou a Ciberjus e a MagNet. Acaba de publicar, com Rogério Bravo, a obra Spam e Mail Bomb - subsídios para uma perspectiva criminal, Lisboa, Quid Juris, 2005);
- 16:10 "Marcas-de-água" por Teresa Monteiro (Professora-Adjunta, Área Científica de Análise e Álgebra, da ESTIG/Instituto Politécnico de Beja);
O Colóquio terá lugar no Auditório do Instituto Politécnico de Beja (Auditório dos Serviços Comuns) com Entrada Gratuita(Não é necessário inscrição prévia).
quinta-feira, maio 05, 2005
Conferência sobre Direito das Telecomunicações
No âmbito do SPEED - Seminário Permanente sobre o Estado e o Estudo do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, realiza-se na próxima Segunda-feira, dia 12 de Maio, uma Conferência sobre "A Evolução Recente do Direito das Telecomunicações" por Helena Lopes Xavier, Professora do UniverCidade - Centro Universitário da Cidade, do Rio de Janeiro, Sócia da Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados, também do Rio de Janeiro, e Vice-Presidente da ABDI - Associação Brasileira de Direito da Informática e das Telecomunicações, a qual será comentada por Pedro Gonçalves, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
A Conferência terá lugar pelas 18h na sala 123 da referida Faculdade.
A Conferência terá lugar pelas 18h na sala 123 da referida Faculdade.
segunda-feira, maio 02, 2005
"Dos registos 'on-line' aos meios de pagamento seguros"
No suplemento Computadores do jornal Público de hoje, foi publicada um artigo, da autoria da jornalista Isabel Gorjão Santos, a propósito de uma das mais relevantes implicações do E-Government para as Empresas e para os Mercados: a informatização dos registos e da publicidade documental. Aliás, esta peça jornalística como por acenturar que "É no momento de criação das empresas que estas passam por maiores dificuldades; por isso, é importante facilitar esse arranque, o que passa por tornar todo o processo mais rápido e mais barato. Quem o diz é António Figueiredo, director-geral dos Registos e do Notariado, que salienta a importância dos projectos de governo electrónico.".
O respectivo texto integral do pode ser lido no Blawg Santerna extenso.
O respectivo texto integral do pode ser lido no Blawg Santerna extenso.
Efectivada a fusão entre a Lenovo e a IBM PC
O acordo de compra da divisão de computadores pessoais da IBM pela Lenovo, primeiramente anunciado em 8 de Dezembro último, teve de ultrapassar a resistência dos Reguladores dos Estados Unidos por força das ligações da Lenovo ao Governo Chinês. Nos termos do contrato, a Lenovo pagará à IBM 1 500 Milhões de dólares americanos em dinheiro e acções e ainda assumirá 500 Milhões de dólares de dívidas desta.
A empresa resultante da fusão passará a ter um volume de vendas de 13 000 Milhões de dólares americanos e será o terceiro maior construtor mundial de computadores pessoais.